quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bolsa de valores: Cuidado ao investir depois de fortes altas.

O Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, teve alta recorde em agosto de 9,78%, o melhor mês para a bolsa neste ano. Uma valorização como esta atrai a atenção dos investidores e isso é perigoso. Para investir em ações, seja comprando diretamente ou através de fundos de investimento, é preciso conhecer os riscos envolvidos e aceitar as variações negativas de curto prazo.
Por que tomar cuidado com os mercados de risco?

Realização de lucros


A realização de lucros costuma acontecer após fortes altas e causar variação negativa no curto prazo. Consiste na venda de papéis por investidores que já lucraram o suficiente com suas posições. Com esta venda, o investidor coloca os lucros em seu bolso.

Esta também é uma forma de proteger os ganhos alcançados. Geralmente, investidores e gestores de carteira profissionais, no momento da compra de uma ação, definem uma determinada rentabilidade como meta e quando esta é atingida realizam o lucro se desfazendo da posição, até como forma de proteger o patrimônio, pois a perspectiva de retorno futuro não compensa o risco de permanecer com as ações.

Depois de fortes altas e a meta de rentabilidade de muitos investidores ser atingida, muitos papéis são ofertados no mercado ao mesmo tempo, desvalorizando as ações e causando a queda do Ibovespa.

Volatilidade

A cada dia que passa, as eleições estão mais próximaas. Deste modo, a volatilidade dos mercados diminui e, com ela, diminui também a possibilidade de investidores se beneficiarem das distorções nos preços dos ativos. A volatilidade mais baixa diminui o risco de perdas, mas também o de obter grandes lucros.

O que fazer para se proteger?

Selecionar investimentos é mais importante que longo prazo

Apesar da forte valorização no período mais recente, nos últimos 36 meses a rentabilidade acumulada do Ibovespa é de apenas 7,41%, contra 30% do CDI. Diante do resultado ruim do índice em prazos mais longos, verifica-se que, para conseguir boas rentabilidades, não basta investir e esperar o resultado chegar no longo prazo, mas é preciso selecionar bem os investimentos.

Bons fundos são exemplos disso. Com boa seleção de ações e equipe profissional para gerir suas carteiras, há produtos que renderam mais de 65% em 36 meses, como o Órama JGP Equity.

Números como este mostram que, mesmo investindo com objetivos de longo prazo, é importante selecionar bons ativos e produtos para potencializar suas chances de alcançar um bom retorno para os seus investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário