quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Lirio Parisotto - O megainvestidor Brasileiro.

Ele não figura entre a lista dos mais ricos da Forbes e nem é tão conhecido do grande público como Warren Buffet, George Soros e John Paulson, mas Lirio Parisotto já passou por muitos problemas e tem muito o que ensinar àqueles que querem se aventurar no mundo da Bolsa de Valores.

Lirio Albano Parisotto, nasceu em Nova Bassano no interior do Rio Grande do Sul. Foi agricultor, seminarista, estudou e se formou em medicina mas se encontrou mesmo como empresário e investidor. Foi o fundador da Videolar (lider brasileiro em DVD's e Blue-Rays) e é um grande exemplo de força de vontade e superação.

Seus primeiros investimentos foram um fracasso total. Em 1971 investiu o valor equivalente de um Fusca e em pouco tempo perdeu tudo. Quinze anos depois investiu 500 mil dólares (exatamente quando a Bolsa estava em seu pico) e logo depois perdeu cerca de 40% do valor investido. Já calejado pelas perdas recorrentes, no inicio da década de 1990 investiu 2 milhões de dólares que um ano depois se transformaram em 8 milhões de dólares e cumpriu sua meta, ou seja, ter controle e sair da Bolsa depois de ter ganho um substancial valor que iria compensar as perdas do passado.

Com o valor ganho, Parisotto comprou a parte de seu sócio na Videolar e a empresa cresceu mais ainda. Em 1998 Parisotto voltou à Bolsa, aplicando 6 milhões de dólares e formando a partir dai sua tão famosa carteira de 11 ações que mantém há mais de 12 anos.

Sendo um dos expoentes da "doutrina dos dividendos", ou seja, em que a empresa tem seu valor refletido por seu retorno ao acionista em dividendos, Parisotto foca seus investimentos em empresas com alto DY e baixo P/L, sendo estes seus principais indices para análise.
A carteira de Lírio, administrada pela Geração Futuro, é composta das seguintes empresas:

Bicbanco, Bradespar, Banco do Brasil, Celesc, Cielo, Eletropaulo, Eternit, Grendene, Randon, Redecard, CSN, Tecnisa, Transmissão Paulista e Usiminas

Abaixo algumas das dicas de Lirio, que não são todos que concordam, mas para mim são de grande importância:

1. Não perca tempo com a Oferta Pública de Ações: pois segundo Parisotto, ao entrar em ofertas publicas você acaba invariavelmente pagando a conta deste IPO.

2. Diversifique sua carteira de ações: Segundo Parisotto ele montou uma carteira com 12 ações pois não tem coragem de ter somente duas.

3. Não compre ações de empresas que dão prejuízo: Por incrível que pareça, muitas pessoas compram empresas que estão dando prejuízo acreditando na sua recuperação futura. O grande problema, é que esta recuperação pode nunca acontecer e para Lirio, empresa boa é empresa que dá lucro.

4. Ter liquidez é fundamental: Lirio compra para manter, mas liquidez, ou seja, a possibilidade de venda fácil é de grande importância

5. Procure ações boas e baratas: Para Parisotto empresas boas e baratas possuem alto DY, P/L baixo e crescimento recorrente.

6. Faça as suas próprias avaliações: Segundo Parisotto vale muito a pena fazer suas próprias avaliações e não ficar vendo análises de outros analistas/corretoras. 

7. Tenha coragem na baixa do mercado e controle a ganância na alta: O controle é essencial, para não vender na baixa e não extrapolar na alta, pois o mercado é cíclico e segundo Parisotto as crises sempre tem inicio, meio e fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário