sábado, 16 de agosto de 2014

Dicas para se tornar um bom profissional.

O que seria um profissional bom? É claro que essa resposta varia de acordo com a procura de cada empresa, mercado e cargo. Entretanto, algumas competências devem ser desenvolvidas por quem deseja ser percebido como um profissional de alto nível,porque algumas características são iguais todas as áreas.
Refletir com abrangência sobre o que as empresas precisam no longo prazo pode nos trazer referências de como um funcionário deve pensar e agir em sua carreira para tornar-se um profissional muito bom.

1. Qual o seu propósito para a carreira e vida?

A maioria das pessoas não está feliz na empresa em que trabalha. Simplesmente porque não possui um propósito, na carreira e na vida. Empresas têm propósitos. Se um profissional também tiver um, será capaz de escolher melhor o local que permita cumpri-lo, ter maior energia e possibilidade de se realizar no trabalho e dedicar-se a ele.

2. Pensamento estratégico


É a capacidade de utilizar seus pontos fortes e os pontos fracos dos adversários para realizar seus objetivos, criando inúmeras novas opções, até a realização plena das suas metas.

3. Persistência.

Alguns profissionais mal chegaram à empresa e desejam ser diretores, se possível hoje à tarde. Apesar da velocidade do mundo, não há como acelerar a maturidade, o domínio emocional e a experiência dos anos de vida. Um indivíduo precisa passar por ciclos de expansão e contração na economia, nos mercados e na sua própria carreira, para desenvolver todas as habilidades necessárias para alcançar postos elevados e relevantes na organização. Isso leva tempo e, portanto, persistência é uma competência fundamental.

4. Buscar a excelência no trabalho em equipe


É a capacidade do profissional de estimular e utilizar o potencial dos membros de sua equipe para a realização dos objetivos da empresa.As empresas sempre esperam mais dos seus profissionais. Por isso, eles têm de estar capacitados a sempre enfrentar novas situações, cada vez mais desafiadoras.


5. Ética.

As decisões que um indivíduo toma, principalmente aquelas que podem favorecê-lo e, simultaneamente, prejudicar outras pessoas, devem ser dirigidas por fundamentos. A ética é o que diferencia, ao longo do tempo, aqueles que são capazes de absorver e traduzir os valores da empresa em comportamentos e decisões observáveis.

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